vitorianismo - определение. Что такое vitorianismo
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое vitorianismo - определение

PERÍODO DA HISTÓRIA BRITÂNICA ABRANGENTE AO REINADO DA RAINHA VITÓRIA
Era Vitoriana; Vitoriano; Inglaterra Vitoriana; Vitoriana; Vitorianos; Era Victoriana; Arquitetura vitoriana; Época Victoriana; Época vitoriana; Época Vitoriana; Período vitoriano; Estilo Vitoriano; Inglaterra vitoriana; Vitorianismo; Estilo vitoriano
  • industrializado]].
  • O explorador britânico [[David Livingstone]], famoso por ter sido o primeiro europeu a ter explorado o interior da [[África]] subsaariana. Livingstone descobriu as [[Cataratas Vitória]] em 1855, tendo se tornado em uma das principais personalidades do [[Império Britânico]] durante a era vitoriana.

vitorianismo      
s.m.
1 -hist sistema mental ou espiritual vitoriano ou qualquer produto ou expressão com as características desse sistema
2 estado de espírito vitoriano, esp. quanto a gosto ou comportamento
-etim vitoriano + -ismo
Era vitoriana         
thumb|direita|A rainha [[Vitória do Reino Unido|Vitória deu o nome para a era histórica.]]
vitoriano         
adj (Vitória, np+ano2) Relativo à Rainha Vitória da Inglaterra ou ao seu reinado.

Википедия

Era vitoriana

Na história do Reino Unido, a era vitoriana foi o período do reinado da rainha Vitória, de junho de 1837 até sua morte em janeiro de 1901. Localiza-se entre o período georgiano e o eduardiano, e a sua segunda metade coincide com o começo da Belle Époque na Europa continental. Alguns estudiosos poderiam estender o início do período à aprovação do Ato de Reforma de 1832, como a marca do verdadeiro início de uma nova era cultural.

Foi um longo período de paz e relativa prosperidade para o povo britânico, também conhecido como Pax Britannica, com os lucros adquiridos a partir da expansão e domínio do Império Britânico no exterior, bem como o auge e consolidação da Revolução Industrial e o surgimento de novas invenções. Tudo isso permitiu que uma grande e instruída classe média se desenvolvesse. Dos grandes nomes do pensamento moderno foram forjados na época: Charles Darwin e Sigmund Freud. Apesar dos seus impulsos de modernização na ciência, no mergulho do indivíduo e na dinâmica econômica, esta Era foi marcada também por rígidos costumes, moralismo social e sexual, fundamentalismo religioso e exploração capitalista.

Ao final do século, as políticas do novo imperialismo levaram ao aumento de conflitos coloniais e posteriormente, à Guerra Anglo-Zanzibari e a Guerra dos Bôeres na África. Internamente, a política se tornou cada vez mais liberal, com uma série de mudanças graduais na direção de reformas políticas e ao alargamento dos direitos do voto.

Durante a era vitoriana, a população da Inglaterra quase duplicou, passando de 16,8 milhões em 1851 para 30,5 milhões em 1901. A população da Irlanda diminuiu rapidamente, de 8,2 milhões em 1841 para menos de 4,5 milhões em 1901.

No início da era vitoriana, a Câmara dos Comuns foi dominada por dois partidos, os whigs e os tories. A partir de 1850, os whigs são chamados de liberais e os tories ficaram conhecidos como conservadores. Ambas as partes foram lideradas por estadistas proeminentes, incluindo lorde Melbourne, Sir Robert Peel, lorde Derby, lorde Palmerston, William Gladstone, Benjamin Disraeli e lorde Salisbury.

Em 1901, com a morte da rainha Vitória e a ascensão de Eduardo VII, iniciou-se a era eduardiana.